Divulgação da ação pela ABIMAQ garantiu a participação de cinco fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas
O Setor de Promoção Comercial e do Agronegócio (SECOM/SEAGRO) da Embaixada do Brasil em Montevidéu, Uruguai, realizou em 12 de novembro de 2020 a Jornada Virtual de Agronegócios Multissetorial Brasil-Uruguai, evento inteiramente remoto que teve como objetivo o fomento das exportações da agroindústria brasileira – incluindo o setor de máquinas e equipamentos agrícolas – para o mercado uruguaio.
A Jornada Virtual contou com uma programação que incluiu uma breve apresentação do Embaixador do Brasil em Montevidéu, Sr. Antonio Simões, seguida de apresentações do SECOM/SEAGRO, além do momento para perguntas e respostas. Pela tarde, teve início a rodada de negócios – parte da Jornada Virtual – que foi organizada para receber até oito vendedores brasileiros. Destes oito vendedores selecionados, cinco eram fabricantes de máquinas e equipamentos (Brasélio, Casale, Menta, Piccin e Saur).
Apesar de ser um mercado pequeno, o Uruguai é um destino bastante estratégico para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. A proximidade física entre os produtores de máquinas do sul do país e o Uruguai também se revela como diferencial para a garantia das vendas brasileiras naquele país. A rodada de negócios reforça a importância da indústria brasileira no Uruguai. Dos principais produtos fabricados pelas empresas participantes, o Brasil mantém a liderança ou vice-liderança na quase totalidade quando o destino é o país platino. Abaixo seguem os 10 dos produtos em questão, com a posição de exportação do Brasil para cada um deles:
1º lugar:
8426: Cábreas; guindastes, incluindo os de cabo; pontes rolantes, pórticos de descarga ou de movimentação, pontes guindastes, carros pórticos e carros guindastes.
Brasil.
8428: Outras máquinas e aparelhos de elevação, de carga, de descarga ou de movimentação (por exemplo, elevadores, escadas rolantes, transportadores, teleféricos).
Brasil.
8432: Máquinas e aparelhos de uso agrícola, hortícola ou florestal, para preparação ou trabalho do solo ou para cultura; rolos para gramados (relvados*) ou para campos de esporte.
Brasil.
8437: Máquinas para limpeza, seleção ou peneiração de grãos ou de produtos hortícolas secos; máquinas e aparelhos para a indústria de moagem ou tratamento de cereais ou de produtos hortícolas secos;
Brasil.
8701: Tratores, tratores de eixo único, tratores para arrastar troncos, tratores esteiras.
Brasil.
8716: Reboques e semirreboques, para quaisquer veículos; outros veículos não autopropulsados; suas partes.
Brasil.
2º lugar:
8433: Máquinas e aparelhos para colheita ou debulha de produtos agrícolas, incluindo as enfardadeiras de palha ou forragem; cortadores de grama (relva*) e ceifeiras.
Brasil, atrás apenas dos EUA.
8424: Aparelhos mecânicos (mesmo manuais) para projetar, dispersar ou pulverizar líquidos ou pós; extintores, mesmo carregados; pistolas aerográficas e aparelhos semelhantes;
Brasil, atrás apenas dos EUA.
8431: Elevadores, monta cargas ou de escadas rolantes, empilhadeiras.
Brasil, atrás apenas da China.
5º lugar:
8436: Outras máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura, avicultura ou apicultura, incluindo os germinadores equipados com dispositivos mecânicos ou térmicos e as chocadeiras e criadeiras para avicultura.
Brasil, atrás da Suécia, Argentina, Canadá e Finlândia.
Para ficar por dentros da novidades da Embaixada do Brasil em Montevidéu, não deixe de conferir os perfis nas redes sociais:
Twitter: @Emb_Brasil_Mvd
Facebook: @BrasEmbMontevideo
Instagram: @embajada_brasil_mvd