Home /
Inteligencia de mercado /
Informe de Mercado
Informe de Mercado
El Sector de Promoción Comercial (SECOM) de la Embajada de Brasil en Bogotá forma parte de la red de oficinas de promoción comercial vinculada al Departamento de Promoción Comercial del Ministerio de Relaciones Exteriores de Brasil y es responsable de la captación y divulgación de informaciones relativas a la promoción del comercio exterior y de inversiones.
El SECOM Bogotá busca contribuir a la dinamización de las relaciones comerciales entre Brasil y Colombia a través de iniciativas como: realización de eventos de promoción de negocios, participación en ferias, organización de misiones comerciales, diseminación de informaciones relativas a la legislación local, entre otras. Con ello, el SECOM Bogotá ha elaborado un estudio de mercado referente al sector de máquinas y equipos. Para acceder a él basta con hacer clic en el enlace.
O livro foi elaborado pelo SECOM Washington para mostrar os desafios e oportunidades para a exportação de produtos brasileiros aos Estados Unidos. Os Setores de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada e dos Consulados-Gerais do Brasil nos Estados Unidos apoiam exportadores brasileiros e importadores norte-americanos de produtos e serviços brasileiros.
Austrália - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS 2021
"O estudo analisa as principais oportunidades para Máquinas Agrícolas na Austrália. A crescente demanda global por produtos agrícolas e as necessidades de adaptação às mudanças climáticas impulsionam o crescimento da indústria australiana. O país negocia ativamente acordos de livre comércio desde os anos 2000, e o mercado de máquinas agrícolas vem se tornando cada vez mais dinâmico. Apesar da seca severa dos últimos anos, 2020 foi um ano excepcional para a produção agrícola do país oceânico. O documento contém informações sobre o cenário econômico do país, dados de comércio internacional, características do mercado e uma análise do ambiente regulatório do setor para a importação de produtos.
Segmento: Agrícola
Fonte: ApexBrasil"
Colômbia - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA A CADEIA SUCROENERGÉTICA 2021
"O estudo analisa as oportunidades no setor de máquinas e equipamentos para a cadeia sucroenergética na Colômbia. A Colômbia é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar da América Latina e possui o melhor nível de produtividade do mundo, com uma média de produção de 93 toneladas por hectare. O documento contém informações sobre o cenário econômico do setor, dados de comércio internacional, características do mercado e uma análise do ambiente regulatório do setor para a importação de produtos estrangeiros. O documento visa auxiliar empresas brasileiras a conhecer o mercado estrangeiro e identificar oportunidades para a exportação de seus produtos ao país de destino.
Segmento: Agrícola
Fonte: ApexBrasil
Paraguai - REFRIGERAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL 2021
"O estudo analisa as principais oportunidades para exportações de produtos de Refrigeração Comercial e Industrial no Paraguai. A economia do Paraguai baseia-se principalmente na produção agrícola para exportação, sendo o sexto principal produtor de grãos do mundo. As indústrias de carne e de serviços de alimentação dependem do transporte e do armazenamento de alimentos congelados, reforçando a demanda por refrigeração. O Brasil é o segundo maior fornecedor de produtos de refrigeração comercial para o Paraguai, com um conceito de qualidade superior aos produtos dos concorrentes chineses. Além disso, o baixo frete e as tarifas tributárias zeradas, graças ao acordo do Mercosul, são diferenciais para as empresas brasileiras. O documento contém informações sobre o cenário econômico do país, dados de comércio internacional, características do mercado e análise do ambiente regulatório do setor para a importação de produtos estrangeiros.
Segmento: Alimentício
Fonte: ApexBrasil
África do Sul - África do Sul 2020
"A mineração é parte essencial da economia sul-africana, sendo responsável pela exportação de commodities valiosas e pela geração de oportunidade de empregos e negócios através de sua cadeia de valor. As importações desse setor, por sua vez, vem aumentando consideravelmente, impulsionadas pelos altos custos de produção e pelos frequentes obstáculos socioeconômicos do país, que dificultam sua participação no âmbito internacional. Ademais, a crise energética que a África do Sul vem enfrentando tem estimulado o aumento de sua demanda por máquinas melhores e mais eficientes energeticamente. Além de um relevante mercado, o país é um ponto de acesso para a África Subsaariana, graças ao seu setor de fabricação relativamente bem desenvolvido e as suas relações comerciais com os países da região. Quase três quartos de seus equipamentos de mineração são exportados para o continente, com a categoria de peças de maquinário pesado liderando esse aspecto. Frente ao exposto, o estudo busca detalhar as características do setor de mineração do país africano, destacando as principais oportunidades e desafios do segmento, alinhado ao contexto das empresas brasileiras.
Segmento: Mineração
Fonte: ApexBrasil
Estados Unidos - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA PROCESSAMENTO DE PROTEÍNA ANIMAL E TRATAMENTO AVÍCOLA 2020
"Atualmente o segundo maior consumidor de proteína animal do mundo, os Estados Unidos são o país que apresenta a maior demanda por carnes processadas. As carnes de aves são responsáveis por 48,9% de toda a proteína consumida no país. O crescimento econômico constante, sustentado por uma população ainda em expansão, impulsiona a demanda americana de longo prazo por proteína. As mudanças nos hábitos alimentares, que recomendam maior ingestão de proteína, fomentam ainda mais o consumo de carnes e ovos.
Para acessar o estudo e conhecer mais detalhes, entre em contato com nossa equipe, via eventosbrazilmachinery@abimaq.org.br
Segmento: Alimentício
Fonte: ApexBrasil
Argentina - EQUIPAMENTOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA ARGENTINA 2019
"Espera-se um aumento na demanda de equipamentos de saneamento ambiental dos setores público e privado na Argentina, com a expansão das reservas de óleo de xisto de Vaca Muerta e com o investimento de US$1,2 bilhões da Coca-Cola, que expandirá seus negócios na Argentina entre 2019 e 2021. Entre os maiores projetos públicos de infraestrutura há o Plano Nacional de Águas, lançado em 2016, e a operação de limpeza da bacia hidrográfica do rio Matanza-Riachuelo, iniciada em 2008 e com meta de conclusão em 2021.
Segmento: Saneamento
Fonte: ApexBrasil
Gana - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E AUTOPEÇAS 2019
"O presente estudo tem como objetivo descrever os setores automotivo e de tratores e máquinas agrícolas no país africano, identificando as forças e oportunidades desses setores, bem como suas fragilidades e desafios. Para isso, aspectos políticos, econômicos, comerciais e tarifários foram devidamente abordados para entender a realidade ganesa e as reais perspectivas comerciais brasileiras. De forma mais específica, realizou-se uma análise comercial mais aprofundada de dez subsetores, em que foram identificadas convergências comerciais entre Brasil e Gana para os produtos pertencentes a esses grupos, quais sejam: automóveis, veículos de carga, tratores, pneumáticos e câmaras de ar, ônibus, compressores e bombas, autopeças, máquinas e aparelhos de uso agrícola, chassis e carroçarias para veículos automóveis e demais materiais de transporte.
Segmento: Máquinas
Fonte: ApexBrasil
Quênia - MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 2019
"Estudo de oportunidades de negócios para o setor de máquinas e implementos agrícolas no Quênia.
Segmento: Agrícola
Fonte: ApexBrasil
Rússia - MÁQUINAS PARA EXPLORAÇÃO FLORESTAL E PROCESSAMENTO DE MADEIRA 2019
"Contendo, em seu território, cerca de 20% das reservas florestais do planeta, a Rússia oferece um potencial imensurável para a indústria de exploração florestal e processamento de madeira. Ainda assim, o segmento é considerado de baixa produtividade ao utilizar máquinas e equipamentos de segunda mão e com tecnologia ultrapassada. Para mudar esse panorama, as empresas russas, contando com auxílios governamentais, têm se apoiado de forma expressiva em importações de máquinas de diversos países, em especial Finlândia e Alemanha. Grandes marcas multinacionais já atuam no mercado russo, mas sua presença ainda não é totalmente consolidada por terem entrado no mercado apenas no início dos anos 2000, quando o setor começou a receber grandes fluxos de capital, o que possibilita o ingresso de novos competidores. Nesse contexto, o estudo pretende instruir quanto às particularidades do mercado russo na indústria de máquinas para exploração florestal e processamento de madeira, apontando perspectivas de negócios para as empresas brasileiras que atuam no segmento.
Segmento: Madeira
Fonte: ApexBrasil
Estados Unidos - MERCADO DE EQUIPAMENTOS DE FOODSERVICE NOS ESTADOS UNIDOS 2018
"Os Estados Unidos são ativos no comércio de equipamentos de foodservice, importando produtos de mais de 100 países e exportando produtos para quase 200 países em 2016. O Brasil foi o 21º maior fornecedor e o 15º maior cliente do setor de equipamentos de foodservice nesse ano. O crescimento do mercado se estabilizou entre 2015 e 2017, à medida que a recuperação econômica se consolidou. Espera-se um crescimento contínuo.
Segmento: Alimentício
Fonte: ApexBrasil
Colômbia - MÁQUINAS AGRÍCOLAS 2017
"Estudo setorial de mercados prioritários para exportação.
Segmento: Agrícola
Fonte: ApexBrasil
México - MERCADO DE MÁQUINAS PARA O SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS 2017
"Estudo de oportunidades para as exportações brasileiras de máquinas para o setor de alimentos e bebidas no México, contemplando informações sobre consumo histórico, análise da demanda futura, principais impulsionadores de desempenho, concorrência, distribuição, precificação, entre outros aspectos.
Segmento: Agrícola
Fonte: ApexBrasil